DESTAQUE NA REGIÃO

Setembro tem a maior criação de emprego formal para o mês desde 2013

Beneficiada pelos serviços e pela indústria, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em setembro, o maior nível para o mês e...

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

MTE registra mais de 112 mil demissões por acordo desde implantação de nova lei trabalhista

Mais de 112 mil trabalhadores já se desligaram dos empregos através de demissão por acordo com o empregador desde que a nova lei trabalhista entrou em vigor, em novembro de 2017, de acordo com dados do  Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Conforme informações do portal G1, do total, a maioria é homens com mais de 30 anos e com carteira assinada no setor de serviços.

A nova lei trabalhista permite que a demissão se dê a partir de comum acordo. Nessa modalidade, a empresa paga uma multa menor sobre o saldo do FGTS, de 20% em vez de 40%, e também 50% do valor referente ao aviso-prévio. O trabalhador pode ainda movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS. Por outro lado, fica sem direito ao seguro-desemprego.

Ainda de acordo com o portal, o índice de acordos tem oscilado bastante ao longo dos meses e ainda representa menos de 2% dos desligamentos que são feitos no país a cada mês.

Fonte: Bahia Notícias